sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Procura cega

Dora Brisa

Enquanto você, cabisbaixo,
Me procura nas coisas que parecem minhas,
Eu simplesmente me acho
Nas silenciosas entrelinhas...
Você me procura na sala escura,
E eu banhada pela luz
Da solidão mais pura...
Você pede de mim aos vizinhos,
E eu – ajoelhada, dolorida –
A retirar seus espinhos...
Você me questiona, surdo,
Sobre política, macrobiótica,
Enquanto eu vivo do absurdo:
Sou bio – nada lógica...
Você me procura em igrejas,
Me chama de querubim,
E eu – pagã – bebo cachaça com cerejas,
Na esquina, no botequim...
Você sai à minha cata,
Em cerimônias, coquetéis,
E eu fico com a minha coca-cola em lata,
Em casa, comendo pastéis...
Decidido, você me presenteia
Farto estojo de maquiagem,
Sem saber que esta alma incendeia,
Despudorada, derretendo a imagem.
No circo, lá vai você perdido,
Com o olhar me buscando no público inteiro,
Ignorando que eu sou o pobre aturdido
Palhaço sem a menor graça no picadeiro...
Enquanto você fica parado no portão,
À minha procura (cega) lá fora,
Bato forte a porta do coração,
Definitivamente: vou embora...

Voz - Helena Antoun:

6 comentários:

  1. Ai que lindo Nara! E não sabes como isso me tocou especialmente hoje...bj querida- Vana Goulart

    ResponderExcluir
  2. Essa procura cega é de todos nós. As entrelinhas,o caminho entre o circo e a coca -cola... Também sou bio - nada lógica.

    ResponderExcluir
  3. Dora, fi mais que amada, amei,ameie ameiiiiiiiii, de verdade, está demais, está uma coisa de belo, de despudurado, de ousado, de digo tudo!
    quem dera este meu comentário saia, logo vou escrever para ti, como não sei se irá como anónimo, tu fi que me coneces, sabes quem sou.
    Obrigada Dora, de verdade, acho que Procura Cega está para a par com D. Zita!
    Beijosssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Olha a press como é inimiga da perfeição, vê como está escrito meu comentário, desculpa fi!
    Erro em amei, par a par, conheces e mais não sei!
    Beijos, que bom ter vindo aqui, que bom ter cheirinho de ti!

    ResponderExcluir
  5. Tua escrita nos leva a percorrer todo o cenário descrito e, em algum momento, deixa de ser sua para ser nossa esta realidade tão comum e tão fantástica. Congratulations!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito do que leio em Dora Brisa. Esse encontro cheio de desencontro, uma pitada de humor, outra de ironia, um pouco prosa, e muita poesia...

    Continue sempre, Nara. Estamos te ouvindo.

    Solange

    ResponderExcluir